Escrito por em 16/06/2016

Enjoos, sobretudo matinais, são uma realidade constante na vida de aproximadamente três milhões de brasileiras gestantes. Em casos mais graves, as futuras mães chegam a perder peso por não conseguirem reter os alimentos no estômago, acarretando até mesmo quadros de desidratação. Mamãe, a nutricionista Bela Gil descortinou em seu canal no YouTube uma solução caseira para aliviar o desconforto, uma receita natural e eficaz.

Chá para combater enjoo matinal

O limão, por ser uma fruta cítrica, aumenta a acidez do corpo da gestante e facilita a digestão – reduzindo, pois, os sintomas de mal-estar. Junto ao gengibre, que é tão eficaz quanto a piridoxina no combate a enjoos na gravidez, faz-se um chá excelente para esse problema que acomete tantas mamães.

Para fazer essa infusão, esprema um limão pequeno e coloque seu sumo para ferver por alguns minutos com uma xícara de chá de água e alguns pedacinhos de gengibre. Retire do fogo, coe e deixe a bebida esfriar antes de beber.

Aprenda receita de chá para combater enjoo na gravidez

Foto: Depositphotos

Fique atenta às contraindicações

Em muitos casos é vetado às gestantes e lactantes o uso de chás, especialmente se não há acompanhamento médico indicando as bebidas que podem ou não ser consumidas. Tendo isso em mente, é importantíssimo conversar com seu obstetra sobre o uso do chá para tratar enjoos.

Em alguns casos, o gengibre pode ser nocivo para o desenvolvimento do bebê nos primeiros meses da gestação. Situações mais graves apontam o risco de sofrer um aborto causado pelo consumo do gengibre caso a mãe tenha histórico de pressão alta ou problemas vasculares como a coagulação sanguínea. A recomendação, entretanto, é de conversar com seu médico sobre métodos naturais para o bem-estar.

Acabando com os enjoos no dia a dia

  • Faça refeições fracionadas. No começo da gestação a digestão fica mais lenta, contribuindo para o enjoo e a expulsão dos alimentos ingeridos.
  • Não atravesse longos períodos sem se alimentar, isso promove a sensação de enjoo. Não coma logo antes de se deitar, pois o sono desacelera o nosso metabolismo.
  • Coma biscoitos de água e sal antes de sair da cama, pois estômago vazio é porta de entrada para o enjoo. Beba muita água.
  • Escreva um diário constando todos os alimentos que a enjoam. Dessa forma ficará mais fácil evitá-los.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Jornalista pela Universidade Federal da Paraíba. Trabalhou como redatora e editora para a iHaa Network; repórter e assessora de comunicação para órgãos públicos; repórter na Revista Nordeste; marketing e mídias digitais no Grupo Neyla Venâncio; e redatora freelancer. Atualmente é assessora parlamentar e, em paralelo ao ofício como jornalista, é professora de inglês e grande entusiasta da língua.