Publicado por Redação

Comumente as pessoas recorrem aos benefícios naturais das plantas para tratar de sintomas desencadeados pelo aparecimento de alguma doença.

Esses ensinamentos começaram a ser difundidos a partir dos conhecimentos acumulados através dos tempos. Porém, o uso de algumas espécies deve obedecer as indicações médicas.

É o que acontece com a utilização do boldo brasileiro. A planta pertence à família das Lamiaceae. Devido a sua popularidade, ela pode ser conhecida de muitas outras formas: boldo chileno, boldo de jardim, boldo do brasil, boldo falso, boldo nacional, boldo silvestre, malva amarga, malva santa, sete dores, sete sangrias e tapete de oxalá.

Alivie sintomas da azia com chá de boldo brasileiro

Foto: depositphotos

O uso medicinal está concentrado em duas partes da planta: a raiz e as folhas. O boldo brasileiro é considerada uma planta perene, já que pode ser explorada durante todo o ano.

Ela é de médio porte, podendo chegar a até dois metros de altura, possui caule amarelo acinzentado e rugoso e suas folhas são verde-claro.

Propriedades medicinais

Na medicina natural, o boldo brasileiro é usado para tratar algumas doenças, entre as mais comuns, estão: azia, dispepsias, mal estar gástrico, diminui o volume do suco gástrico e sua acidez. O uso da substância também controla e trata os sintomas ocasionados pela ressaca alcoólica.

Além do mais, a erva também é indicada em casos de diarreia, fadiga do fígado, distúrbios intestinais, hepatite, cólica e congestão do fígado, constipação, inapetência, cálculos biliares, debilidade orgânica e insônia. Alguns especialistas afirmam que a planta é usada com os mesmos propósitos do boldo-do-chile.

Chá de boldo brasileiro

Para preparar o chá de boldo brasileiro você vai precisar de uma xícara de água e uma a três folhas da erva. O primeiro passo é colocar a água para ferver. Assim que alcançar o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente as folhas da planta. Deixe o recipiente tampado por cerca de 10 minutos.

Passado esse tempo, retire as folhas e coloque o líquido em uma xícara. Se preferir, você pode usar um pouco de mel para adoçar a bebida. De acordo com as indicações, o recomendado é que a ingestão do chá de boldo brasileiro não ultrapasse as três xícaras por dia.

Além da forma de utilização expressa pelo chá, o boldo brasileiro também pode ser aproveitado em banhos, decocções e ter o sumo extraído.

Veja mais!