Escrito por em 08/04/2019

A dúvida sobre o açúcar mascavo ou açúcar demerara não é nenhuma novidade. Os dois tipos já são conhecidos por quem opta por alternativas mais saudáveis para adoçar bebidas e receitas. Aqui você vai encontrar todas as informações importantes e comprovadas sobre esses e outros adoçantes.

Os chás são bebidas naturais feitas com ervas, plantas, raízes e cascas de frutas e verduras. No geral, têm função medicinal, apesar de alguns serem muito gostosos e atraírem o público pelo sabor.

Muitas pessoas costumam adoçar os chás para melhorar o sabor e torná-los mais “aceitáveis” para o paladar, principalmente o paladar infantil. Contudo, são muitas as dúvidas sobre como e o quê usar para adoçar essa bebida.

Sendo assim, neste artigo você vai encontrar tudo sobre as melhores maneiras e ingredientes para deixar o seu chá docinho, sem que ele perca as substâncias saudáveis.

Mascavo ou demerara: Qual o melhor?

Do ponto de vista nutricional, o açúcar mascavo é mais saudável do que os outros tipos de açúcar (1).

Tipos de açúcares

O açúcar mascavo é o mais indicado pois não passa por refinamento (Foto: depositphotos)

Contudo, o seu sabor é tão característico que pode acabar roubando o sabor e se destacando em qualquer chá ou receita no qual é usado.

Por outro lado, o açúcar demerara conquista pelo sabor e pelo fato de ser bem menos processado do que o açúcar branco comum.

Qual a diferença entre os dois tipos?

Os dois tipos de açúcar são provenientes da cana-de-açúcar. A grande diferença entre os dois é que o açúcar demerara é refinado e o mascavo não. Mas nenhum dos dois passa por processos químicos.

A grosso modo, e explicando de forma simples, o açúcar mascavo é o tipo mais “bruto” do açúcar, retirado do cozimento da cana-de-açúcar e servido.

Ele é tão natural que, muitas vezes, é úmido e tem gosto parecido com o sabor da rapadura nordestina. Possui uma coloração marrom-escura ou até mesmo quase preta, em alguns casos.

Já o açúcar demerara é o mesmo que o açúcar mascavo, só que refinado. Sendo assim, você vai encontrá-lo seco, em formato de pequenos cristais e o seu sabor se assemelha ao de caramelo (bem mais suave do que o sabor do mascavo). Sua coloração é marrom ou marrom-claro.

Como já citamos, ambos não recebem processamento químico, como o açúcar branco. Então, logicamente, os dois são bem mais saudáveis do que o açúcar comum, sendo o açúcar mascavo ainda mais saudável do que o demerara.

Qual o melhor açúcar para chás?

Nenhum. Essa ideia de adoçar o chá é uma prática ocidental que, na verdade, tira muitos nutrientes da maioria dos chás.

Esse tipo de bebida não foi feita para tomar adoçada, pois teve origem medicinal, não gastronômica. Apesar de existirem chás adoçados deliciosos, na prática, eles deviam ser tomados sem açúcar.

Entretanto, sabemos que muitas vezes o paladar acaba sendo decisivo nessa escolha, porque alguns chás realmente são bem difíceis de tomar sem açúcar, como o chá de alho, romã e gengibre, por exemplo.

Alguns ingredientes são bem amargos ou azedos, e muitas pessoas optam por adoçar o chá para tornar mais fácil de ingerir.

Sendo assim, surge a pergunta: qual é o açúcar mais saudável nesses casos? Pensando nisso, resolvemos produzir este artigo. Assim, vamos te mostrar as melhores opções para adoçar chás. Confira:

Qual é melhor para diabéticos?

Nenhum dos dois. Afinal, mesmo sem passar por processos químicos, o açúcar demerara e mascavo continuam com o mesmo teor de “doçura”.

Não vamos mentir para você e dizer que eles causam menos danos aos diabéticos, ainda que sejam mais saudáveis.

Contudo, realmente é preferível que se use um desses dois ao invés do açúcar normal. Em suma, é indicado que pessoas com diabetes consumam o mínimo de açúcares e gorduras possível (3).

Pensando nisso, é melhor optar pelo mel do que esses açúcares para adoçar chá. O mel, pelo menos, possui nutrientes que ajudam outras partes do corpo.

Outras opções para adoçar ou melhorar o chá

Contudo, você se engana quando pensa que esses dois tipos de açúcar são as únicas opções mais saudáveis para adoçar chás e outras bebidas. Neste tópico você vai encontrar várias outras formas e ingredientes para deixar as bebidas mais doces e apetitosas.

Mel

O mel é a melhor opção para adoçar os chás, melhor do que qualquer açúcar. Apesar de ser um pouco calórico, o mel de abelha também possui nutrientes e substâncias medicinais, o que potencializa benefícios de vários chás.

Substitua uma colher de açúcar por uma colher de mel e obtenha os seus benefícios naturais.

Gotas de laranja

O suco de laranja também é uma ótima pedida para adoçar chás naturais. Mas é preciso escolher laranjas doces e pouco azedas. Além disso, o uso de gotas de suco de laranja também confere ao chá benefícios da fruta e o caráter cítrico.

Gotas de limão

As gotas de limão dão aos chás a acidez e benefícios da fruta, como a ação adstringente e a vitamina C. É indicado para chás geralmente muito doces, como erva-doce e alcaçuz.

Concentrado de uva

O concentrado natural de uva também serve para conferir sabor em chás naturais. Contudo, é importante deixar claro que provavelmente ele vai roubar todo o sabor. Por isso, é uma ótima opção para disfarçar aqueles chás de gosto ruim.

Mas lembre-se que é uma fonte rica em açúcares e não deve ser usado sempre. Por isso, deixe para usar o concentrado de uva somente para chás que são muito ruins de sabor, mas que têm bons benefícios medicinais.

Referências científicas

Por fim, veja abaixo as referências científicas usadas na produção deste artigo. O Chá Benefícios é um site comprometido com informações verdadeiras, conteúdo relevante e, claro, com a sua saúde. Sendo assim, fique sempre bem informado(a) em nosso site!

  1. SECRETARIA DE AGRICULTURA FAMILIAR E COOPERATIVISMO. “Açúcar mascavo da Mãe Terra recebe selo Sipaf“. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 2017. Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/açúcar-mascavo-da-mãe-terra-recebe-selo-sipaf. Acesso em 05/04/2019.
  2. INMETRO. “Açúcar. Informação ao Consumidor“. Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/acucar.asp. Acesso em 05/04/2019.
  3. MINISTÉRIO DA SAÚDE. “Diabetes: tipos, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção“. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/diabetes#mitos. Acesso em 05/04/2019.

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.