Publicado por Redação

Quando chega o inverno as temperaturas caem e as pessoas tiram do guarda-roupa casacos e cachecóis para se agasalharem.

Mas na época mais fria do ano dá para aquecer o corpo de dentro para fora. Isso é possível quando consumimos alimentos e bebidas quentes.

Os chás, por exemplo, são ótimos aliados para manter a temperatura ideal do corpo. Aprenda agora oito receitas deliciosas de chá para aquecer durante o inverno.

Chás para o inverno

8 tipos de chás bons para te aquecer no inverno. Conheça

Foto: depositphotos

1. Chá de Maçã com Canela

Essa mistura é boa para eliminar os quilinhos a mais que costumam se acumular no inverno. Isso porque a canela é termogênica e a maçã ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Ingredientes

– 4 cascas de maça vermelha;
– Meio litro de água;
– 2 paus de canela;
– Mel a gosto.

Modo de preparo

Ferva a água com os demais ingredientes de 5 a 10 minutos. Depois disso, coe e beba ainda quente.

2. Chá de alho com limão

Essa mistura atua no sistema imunológico e também é anti-inflamatória, anti-bacteriana e antiviral. Pessoas com problemas de pressão arterial também podem tomar o chá de alho com limão.

Ingredientes

– 1 dente de alho grande, cortado ao meio;
– Suco de 1 limão;
– 1 xícara de água;
– 2 colheres de mel.

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes, leve a uma panela e deixe ferver por 10 minutos.

3. Chá de cravo, canela e limão

A mistura de canela, cravo e limão auxiliam a fortalecer as defesas naturais do organismo. Por isso, é ideal para as pessoas que sofrem no inverno com inflamações na garganta.

Ingredientes

– 2 colheres (de chá) de canela em pó;
– 2 colheres (de chá) de cravo;
– Meio limão;
– 1 litro de água;
– Mel a gosto.

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes na água e deixe ferver de 5 a 10 minutos.

4. Chá de hibisco

O hibisco tem propriedades que atuam como antioxidantes, anti-inflamatórias, termogênicas e diuréticas. É uma boa opção para manter o organismo protegido e quente.

Ingredientes

– Um litro de água;
– 2 colheres de hibisco;
– Mel a gosto.

Modo de preparo

Coloque tudo em uma panela com tampa e deixe cozinhar por cinco minutos. Depois é só coar e tomar.

5. Chá de maracujá, capim limão e camomila

Para os dias mais estressantes e frios, escolha esse chá que é rico em vitamina C.

Ingredientes

– Meia xícara (de chá) de camomila;
– Meia xícara de suco de maracujá;
– Meia xícara (de chá) de capim limão;
– Mel a gosto.

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em uma panela. Leve ao fogo e deixe por cinco minutos. Após esse tempo, o chá estará pronto para o consumo.

6. Chá de casca de abacaxi, hortelã e gengibre

Ingredientes

– Casca da metade do abacaxi cortada em pedaços de 0,5 cm;
– 10 cm de gengibre cortado em lâminas;
– 1 xícara de folha de hortelã;
– Mel a gosto;
– Água mineral.

Modo de preparo

Em uma panela com água, coloque as cascas do abacaxi, o hortelã e o gengibre. Deixe cozinhando por 20 minutos. Depois disso, desligue o fogo, coe e coloque mel a gosto.

7. Chá de erva cidreira

Ingredientes

-50g de erva cidreira;
– Água mineral.

Modo de preparo

Coloque 500 ml de água para ferver e quando levantar fervura, despeje a erva cidreira. Deixe por cinco minutos fervendo, desligue o fogo e deixe a mistura apurar com a panela tampada por 30 minutos. Sirva ainda quente.

8. Chá de laranja e camomila

Ingredientes

– 2 copos de água;
– 1 laranja descascada em pedaços;
– 2 sachês de camomila.

Modo de preparo

Ferva a água. Quando estiver em ponto de ebulição, adicione as laranjas e os sachês de camomila. Deixe por até dois minutos e sirva em seguida.

Veja mais!