Escrito por em 11/10/2017 (atualização: 18/10/2019)

No que diz respeito aos benefícios que uma mesma substância pode trazer para a saúde, o gengibre ocupa posição de destaque na lista. Dessa forma, ele entra como ingrediente em muitos chás, seja ele com objetivo de tratar alguma doença ou simplesmente quando preparado par suprir o prazer em apreciar a bebida. Dessa forma, confira algumas receitas de chás preparados com gengibre.

Antes de seguir com as receitas, vale destacar que o gengibre é uma raiz que pode ser encontrada com facilidade nos supermercados, feiras e hortifrútis. Além de entrar como ingrediente no preparo de chás, o gengibre também é bastante usado na culinária, para preparar alguns pratos. Antes de fazer uso do ingrediente, a dica é lavá-lo bem e retirar a casca.

Benefícios do gengibre

O gengibre é uma raiz de origem asiática. Ele é visto como um poderoso remédio natural que pode ser usado para muitas finalidades, por isso, ele integra diversas receitas caseiras. Entre os principais benefícios do gengibre, destaque para os problemas respiratórios, que podem ser combatidos a partir da ação antibactericida. Entre os problemas que podem ser tratados por ele, estão asma, bronquite e congestão do peito.

Além do mais, o gengibre também combate a gripes e resfriados, tumores cancerígenos, alivia dores de cabeça, alivia náuseas e vômitos, alivia o desconforto causado por dores estomacais e diarreia, trata casos de depressão e ainda auxilia no trato de reumatismo, cólera e doenças nervosas. O gengibre também pode ser usado para combater problemas de inflamação na garganta.

 Entre os benefícios do chá à base de gengibre, destaque para a asma e a bronquite

O gengibre é indicado quando se quer melhorar sabor ou intensificar benefícios de chás (Foto: depositphotos)

Chás preparados a partir da utilização do gengibre

Depois de conhecer um pouco mais sobre o gengibre, chegou a hora de conhecer receitas de chás cujo ingrediente é a estrela central.

Chá de gengibre

Ingredientes

– 1 litro de água filtrada;
– 50 gramas de gengibre cortado em rodelas;
– Uma rodela de limão sem casca;
– Mel para adoçar.

Modo de preparo

Higienize bem o gengibre com água corrente em abundância antes de usá-lo para preparar o chá. Feito isso, pegue uma panela e coloque a água para ferver, logo em seguida, coloque o gengibre e deixe ferver por 10 minutos. Desligue o fogo, acrescente o limão e deixe a mistura esfriar um pouco. Logo em seguida, coe o chá e acrescente o mel a gosto.

Chá de canela com gengibre

Ingredientes

– 2 xícaras e meia de água filtrada;
– 2 colheres (de chá) de gengibre descascado e cortado em tiras finas;
– 2 pedaços pequenos de canela em pau;
– Suco de uma laranja;
– 2 cravos;
– Mel ou açúcar para adoçar.

Modo de preparo

Com ajuda de uma vasilha com tampa, coloque a água para ferver. Nesse mesmo tempo, acrescente todos os ingredientes de uma só vez. Deixe fervendo por 15 minutos e quando desligar o fogo, esprema uma laranja na mistura. Adoce a gosto, com açúcar ou mel e beba ainda quente.

Chá de aroeira com gengibre

Ingredientes

– 200 ml de água filtrada;
– 1 colher (de sopa) de aroeira;
– 1 colher (de sopa) de gengibre cortado;
– Mel para adoçar.

Modo de preparo

Para preparar o chá de aroeira com gengibre, o primeiro passo a ser seguido é colocar a água para ferver junto com o gengibre. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e acrescente a aroeira. Deixe descansar por 10 minutos com o recipiente tampado. Passado esse tempo, use uma peneira para remover todos os resquícios dos ingredientes usados e adoce com mel a gosto.

Chá de ervas com gengibre

Ingredientes

– 1 litro de água filtrada;
– 1 xícara de erva cidreira;
– Meia xícara de camomila;
– Folhas de hortelã;
– 5 cm de gengibre.

Modo de fazer

Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a água para ferver. Nesse mesmo tempo, acrescente todos os ingredientes, exceto o gengibre e a folha de hortelã. Deixe a água fervendo por 30 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo e acrescente o gengibre ralado e as folhas de hortelã. Cubra com uma toalha de tecido e deixe a mistura esfriar. Antes de beber, passe todo o chá pela peneira.

Chá de casca de abacaxi, hortelã e gengibre

Ingredientes

– 1 litro de água filtrada;
– Casca da metade de um abacaxi cortada em pedaços;
– 10 cm de gengibre cortado em lâminas;
– 1 xícara de folha de hortelã;
– 3 cardamomos;
– Mel para adoçar.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela, coloque a água para ferver junto com a casca do abacaxi, o cardamomo e o gengibre. Deixe por 20 minutos. Logo em seguida, desligue o fogo e coe a mistura. Acrescente o mel para adoçar e as folhas de hortelã. Antes de servir você vai precisar deixar o chá descansando por mais cinco minutos. Esse tempo vai fazer com que a hortelã libere o seu frescor. Sirva ainda morno.

Chá indiano

Ingredientes

– Meio litro de água filtrada;
– 100 ml de leite de arroz;
– 3 cm de gengibre cortado em rodela;
– 3 bagas de cardamomo;
– 2 paus de canela;
– 2 cravos da índia;
– 1 colher (de sopa) de mel;
– Folhas de hortelã.

Modo de preparo

Pegue uma panela, coloque a água e todos os demais ingredientes, exceto o leite de arroz e o mel, e leve para ferver. Depois que começar a borbulhar, marque mais cinco minutos e desligue o fogo. Nesse ponto você vai adicionar o leite de arroz e o mel. Mexa um pouco e deixe descansar por mais cinco minutos. Lembre-se de deixar a panela tampada. Antes de servir, coe o chá com ajuda de uma peneira.

Chá preto diferente

Ingredientes

– Meio litro de água filtrada;
– 2 sachês de chá preto;
– 1 colher (de sopa) de gengibre ralado;
– 1 canela em pau;
– 4 cravos da índia;
– 1 anis estrelado;
– 1 colher (de chá) de essência de baunilha.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela, pegue todos os ingredientes descritos anteriormente e coloque em uma panela, exceto os sachês de chá preto. Deixe ferver em fogo baixo por 10 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo e acrescente o sachê de chá preto. Logo em seguida, pegue uma peneira e passe todo o chá por ela. A dica é servir o chá ainda morno.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Chá Benefícios.