Escrito por em 22/02/2018

Repleta de benefícios e propriedades para a saúde, a juá é uma planta que possui as folhas, frutos, cascas e raiz propicias para o consumo humano.

A planta medicinal também é conhecida por joazeiro, joá, juazeiro, juá-de-espinho, jurupeba, jurubeba, juá-fruta, raspa-de-juá, enjoaá, enjuá, juá-mirim, joazeiro e laranjeira-do-vaqueiro.

Os diversos benefícios e propriedades do juá para a saúde humana

Princípios ativos do juá são altamente potentes para a saúde

Inúmeros e benéficos são os princípios ativos do juá (Foto: Wikimedia Commons)

O consumo da planta serve como adstringente, cicatrizante, higienizante, desopilante, expectorante, antigripal, anti-inflamatória, combate e previne a febre, estimula a produção do suor e serve como tônico capilar, pois favorece o crescimento e evitar a queda dos cabelos e combate a caspa.

Os frutos da juá, que muito lembram uma pitomba, mas menor e branco por dentro, são excelentes fontes de vitamina C, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico do organismo.

A planta possui inúmeros princípios ativos como amido, anidrido fosfórico, ácido betulínico, ácido oleamólico, amido, celulose, cafeína, óxido de cálcio, proteína, sais minerais, saponina, vitamina C, hidratos de carbono e  anidrido fosfórico.

O uso da juá é indicado para pessoas que sofrem de problemas como febre, gengivite, má digestão e outras doenças no estômago, alguns problemas nos órgãos sexuais e vias urinária, além da placa bacteriana.

Uso da juá na medicina alternativa como chá para a saúde

Chá da planta pode ser feito a partir da raiz, folhas e casca

É possível usar raiz, folhas e casca da planta para fazer chá (Foto: depositphotos)

A decocção das folhas e cascas da juá podem ser usadas no couro cabeludo, para tratar caspas; como gargarejo, para tratar gengivite e a ingestão para tratar males no estômago.

Já a decocção feita a partir da raiz da planta ajuda a combater a má digestão, problemas nos órgãos sexuais e vias urinárias e ajuda a reduzir a febre.

Contraindicação do juá para determinadas pessoas

A ingestão do juá é contraindicada para crianças menores de 12 e anos. Devido a presença de saponinas, o consumo da planta também deve ser evitado por gestantes e mulheres que estão em processo de amamentação.

 

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School, em Bournemouth (UK) e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.