Publicado por Redação

A mudança na temperatura, sobretudo entre as estações mais quente para as frias, causam alguns problemas relacionados ao sistema respiratório das pessoas. Isso pode causar uma série de incômodos, com destaque para a congestão nasal. Embora a indústria farmacêutica apresente algumas soluções, investir em ingredientes naturais é sempre a melhor saída.

Nesse âmbito, quem não lembra daquelas receitinhas caseiras passadas pelas avós ou até pelas mães quando o problema dificultava o sono ou trazia aquele incômodo durante o dia?

Pois chegou a hora de recorrer a esses conhecimentos populares e fazer uso das receitas que são a base da medicina natural. Preste atenção nas dicas que seguirão a partir de agora e escolha o melhor chá para descongestionar o nariz.

4 receitas de chás descongestionantes para o nariz

Foto: Pixabay

O sistema respiratório

Para que você saiba especificamente o que está tratando, o sistema respiratório é constituído pela faringe, fossas nasais, traqueia, laringe, brônquios e os pulmões. Algumas dessas partes são responsáveis pelas trocas gasosas e pela eliminação de substâncias tóxicas e patógenos que são incorporados do ambiente.

Caso essa eliminação não esteja sendo bem feita, sobretudo pela baixa imunidade do corpo, esses patógenos podem acarretar em problemas mais sérios.

Involuntariamente, a respiração já traz perigos que estão longe do olho humano, principalmente quando partículas mais sólidas penetram nos canais respiratórios, o que pode acarretar na obstrução das vias respiratórias, intoxicando o organismo. O acúmulo de secreção na mucosa nasal pode provocar dificuldade para respirar e uma sensação semelhante ao afogamento, que faz você respirar apenas pela boca.

Chás descongestionantes nasais

Chá de gengibre

4 receitas de chás descongestionantes para o nariz - Chá de Gengibre

Foto: Pixabay

O gengibre é uma raiz muito conhecida na medicina natural por seu uso está relacionado a resolução de muitos problemas de saúde.

Para preparar o chá com o ingrediente, basta separar 500 ml de água filtrada e um pedaço de raiz de gengibre lavada, descascada e cortada em rodelas fininhas. Coloque a água para ferver com o gengibre. Deixe por aproximadamente 10 minutos.

Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe a mistura descansar por 10 minutos. Permaneça com a panela tampada, pois isso vai ajudar no processo de infusão. Antes de beber, retire todo o gengibre, deixando apenas o líquido. Se preferir, pode usar um pouco de mel para adoçar. A indicação é que a ingestão diária não ultrapasse as duas xícaras. Opte por tomar a bebida levemente morna.

Chá de alho

4 receitas de chás descongestionantes para o nariz - Chá de Alho

Foto: Pixabay

O alho é bastante conhecido devido as suas propriedades antivirais e antifúngicas. Dependendo da forma com que é utilizado ele ajuda a combater a infecção respiratória causadora da congestão. Para tanto, você precisa de uma xícara de água filtrada e dois dentes de alho. Assim que começar a ferver, acrescente uma colher (de chá) de açafrão. Deixe descansar por 10 minutos. Use uma peneira para remover o alho e a bebida estará pronta para ser ingerida.

Chá de hortelã

4 receitas de chás descongestionantes para o nariz - Chá de Hortelã

Foto: Pixabay

A hortelã é uma planta que está relacionada ao trato respiratório devido as suas propriedades medicinais. Para acabar com a congestão nasal a partir do uso dessa erva, basta recorrer ao preparo do chá. Para isso você vai precisar de 200 ml de água filtrada e um punhado de hortelã. Coloque a água para ferver. Assim que começar a borbulhar, acrescente a hortelã e desligue o fogo.

Deixe descansar por 10 minutos, depois é só usar uma peneira para retirar toda a erva. A indicação é ingerir de duas a três xícaras da bebida.  A preferência é que ela esteja ainda morna.

Chá de tomate picante

4 receitas de chás descongestionantes para o nariz - Chá de Tomate Picante

Foto: Pixabay

Preparar o chá com o tomate picante ajudar a melhorar o fluxo de muco através das passagens nasais. Preste atenção nas indicações: ferva um copo de suco de tomate, juntamente com uma colher (de sopa) de alho picado, uma colher (de sopa) de suco de limão, um pouco de molho apimentado e uma pitada de sal marinho. Depois de pronto, a bebida já pode ser ingerida. A recomendação é que o consumo não ultrapasse os dois copos diários e seja feito com a bebida ainda morna.

Veja mais!