Publicado por Redação

Podendo estar relacionada com infecções na região respiratória, mudanças climáticas, predisposição genética, e tantos outros fatores, a dor de ouvido é uma condição que gera muito desconforto nas pessoas. Também conhecida por otite, a dor de ouvido está relacionada a inflamações no aparelho auditivo.

Além de todas as razões apresentadas anteriormente, a dor de ouvido também se relaciona com fatores simples, como presença de água na região.

Para tratar o problema, muitos medicamentos estão disponíveis nas farmácias, porém recorrer aos benefícios que alguns ingredientes naturais trazem pode ser uma boa saída.

Sintomas da dor de ouvido

Os principais sintomas da infecção na região auditiva são dores e zumbidos no ouvido. A otite pode vir a se agravar e ocasionar corrimentos purulentos no ouvido, que são chamados de otorreia. Por isso, procurar um médico especialista é uma das providências mais importantes a serem tomadas.

3 receitas de chás para tratar dor de ouvido. Conheça

Foto: depositphotos

Para evitar a incidência de problemas dessa natureza, alguns cuidados devem ser tomados: evite utilizar objetos como cotonetes, grampos, palitos ou outros para limpar a região interna do ouvido. Também deve-se ter cuidado e impedir a entrada de água ou de qualquer outro líquido no orifício auricular, já que a umidade favorece a aparição de microrganismos.

Chás para tratar dor de ouvido

A medicina natural oferece uma gama de possibilidades para tratar a dor de ouvido. Porém, antes de se basear em qualquer uma delas, vale a pena recorrer a um médico, já que ele é o profissional mais indicado para que esses tratamentos alternativos não gerem outros problemas para o paciente.

A partir de agora, veja alguns chás que são conhecidos por combater as dores de ouvido:

Chá de verbasco

Ingredientes

– 200 ml de água filtrada;
– 1 colher (de sopa) de verbasco.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver com ajuda de uma panela com tampa. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a erva. Deixe o recipiente tampado, descansando por 10 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para remover a erva. A forma correta de utilizar o chá é umedecendo um pedaço de algodão no chá e pingando algumas gotinhas no ouvido. Use o mesmo algodão para tampa o orifício auricular.

Chá de guaco

Ingredientes

– 1 litro de água filtrada;
– 1 colher (de sopa) de guaco;
– 1 pedaço de casca de laranja;
– 1 colher (de sopa) de poejo, também conhecido por hortelãzinho.

Modo de preparo

Para preparar o chá você vai precisar de uma panela com tampa. Primeiro, coloque a água para ferver. Quando entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente todos os ingredientes de uma só vez. Deixe a mistura descansar por 10 minutos com a panela tampada. Passado esse tempo, use uma peneira para coar. O chá deve ser ingerido três vezes por dia, enquanto a dor de ouvido durar.

Chá de camomila

Ingredientes

– 200 ml de água filtrada;
– 1 colher (de sopa) de camomila.

Modo de preparo

Leve a água para ferver, desligando o fogo quando ela começar a borbulhar. Acrescente a camomila e deixe repousando por 10 minutos. Lembre-se de tampar a panela. Depois, use uma peneira para remover a erva. A forma correta de utilizar o chá é umedecendo um pedaço de algodão e pingando algumas gotinhas no ouvido. Use o mesmo algodão para tampa o orifício auricular.

Veja mais!