Escrito por em 31/07/2017 (atualização: 13/04/2018)

A dor de garganta é sinal de inflamação da faringe ou amígdalas. Ela ocorre, principalmente, quando o paciente apresenta gripe, resfriado ou alergia.

Geralmente, a dor dura alguns dias e não causa grandes preocupações, exceto se o incômodo perdurar por mais de uma semana.

Nas estações mais frias do ano, a dor da garganta acontece com mais frequência pois os vírus se propagam facilmente. Por isso, vamos te ensinar três receitas de chás que combatem a dor de garganta.

3 receitas de chás que você deve tomar para combater dor de garganta

Foto: depositphotos

Chás pra tratar dor de garganta

1- Chá de limão para gargarejar

Ingredientes

– 1 litro de água;
– 3 limões;
– 1 colher de mel;
– 1 cebola média.

Modo de fazer

Ferva um litro de água e coloque uma cebola média picada. Deixe ferver por 10 minutos. Depois disso, coe e adicione o suco de três limões e mel para adoçar. Esse chá não é para tomar, mas sim para fazer gargarejo até três vezes por dia.

2. Chá de hortelã

A hortelã é uma planta tradicional para o combate das dores e incômodos relacionados à garganta. Quando misturada ao mel, ela alivia bastante o problema, além de ser uma delícia.

Ingredientes

– 1 talo de hortelã;
– 1 colher de mel;
– 300 ml de água.

Modo de fazer

Coloque as folhas de hortelã bem lavadas em 300 ml de água filtrada. Leve-os ao fogo e deixe ferver. Depois disso, adicione o mel e beba em seguida, bem quentinho.

3. Chá de gengibre para combater dor de garganta

O gengibre é um excelente bactericida, responsável por acabar com as inflamações causadas por bactérias. O chá dele é o mais simples de todos, pois só leva água. Veja:

Ingredientes

– 1 xícara de água;
– 3 pedaços de gengibre.

Modo de fazer

Coloque os pedaços de gengibre em uma panela junto com a água e deixe ferver por alguns minutos. Antes disso, descasque bem o gengibre e lave-o. Depois desse tempo, desligue o fogo e deixe a panela tampada para que a mistura apure. Em seguida, coe e beba ainda morno. É necessário tomar a mistura três vezes ao dia, sempre dando uma esquentada antes de ingerir.

Precauções

Se os sintomas persistirem, você deve procurar um médico especialista e antes de tomar qualquer chá ou remédio fitoterápico, você precisa ter autorização médica. Crianças, gestantes e idosos fragilizados não devem fazer uso de nenhuma bebida sem passar por uma consulta prévia.

Veja também:

5 chás para curar gripes e resfriados