Escrito por em 23/02/2018

Os chás são ótimas opções para quem deseja manter uma vida mais saudável. Além de ser receitas extremamente leves, algumas ervas ainda trazem diversos benefícios para o organismo. Conheça alguns obtidos por quem consome chá de alecrim.

Apesar de ser um forte aliado contra diversas doenças, o consumo do chá de alecrim não substitui o tratamento solicitado por um especialista da área, serve apenas como complemento.

12 vantagens de se tomar o chá de alecrim

Melhora a circulação sanguínea

Algumas propriedades encontradas no alecrim são responsáveis por beneficiar a circulação do sangue, o que consequentemente ajuda a controlar diversos tipos de problemas de saúde, como a pressão alta, por exemplo.

Os benefícios do chá de alecrim são variados e tratam doenças tanto do corpo como da mente

Esse chá ajuda a controlar diversos tipos de problemas de saúde (Foto: depositphotos)

Previne a doença de Alzheimer

Segundo um estudo realizado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NLM) o alecrim possui um ácido responsável por reduzir agentes tóxicos que prejudicam o cérebro, ajudando a prevenir a doença de Alzheimer e ainda aumentando a capacidade da memória.

Alivia o estresse e melhora o humor

O estudo mostrou ainda que o mesmo ácido também tem um aroma (que é exalado pela planta) capaz de melhorar o humor.

Esse cheiro promove o relaxamento e acalma os nervos, indicado também para quem sofre de estafa mental.

Veja tambémComo fazer chá de alecrim

Combate doenças respiratórias

O alecrim possui uma excelente ação expectorante, sendo uma ótima forma natural de acabar doenças como a gripe, tosses e até mesmo crises de asma, entre outras.

Emagrece

A bebida natural possui ação diurética, ajudando a eliminar todos as toxinas do corpo e ainda o excesso de líquido, que muitas vezes é o responsável pelo inchaço na região do abdômen.

Além disso, a bebida também é fonte de diversas vitaminas, potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio, nutrientes essenciais para quem deseja manter uma vida mais leve e saudável.

Ajuda a digestão

O chá de alecrim também pode ser usado para acalmar os nervos

Por ser diurético, esse chá elimina as toxinas do corpo (Foto: depositphotos)

Ela ainda contém propriedades que contribuem para melhorar o processo da digestão, além de ajudar a limpar o fígado.

Veja também: Chá de camomila rauliveira para indigestão

Alivia a enxaqueca

A capacidade que o chá de alecrim possui em tratar dores provocadas pela enxaqueca é uma das funções mais famosas da bebida.

Para potencializar ainda mais o efeito da bebida natural, misture ao chá de alecrim algumas gotas de limão e folhas de hortelã.

Auxilia a menstruação

O chá de alecrim ajuda a estimular a menstruação e ainda combate alguns incômodos trazidos pelo período menstrual, como as cólicas.

Alivia dores reumáticas e contusões

A ingestão do chá de alecrim não é a única forma de usufruir dos benefícios trazidos pela bebida. Ele também funciona como um ótimo ingrediente para compressas a fim de aliviar dores de doenças crônicas como reumatismo ou para tratar entorses e contusões.

Veja também: Se você tem reumatismo, o chá de pinhão roxo pode ajudar

Reduz gases

A bebida pode ser um medicamento natural usado contra gases intestinais, combatendo formação e facilitando a expulsão do problema.

Combate problemas bucais

O bochecho feito com o chá de alecrim ajuda a evitar e combater problemas como aftas, mau hálito, estomatites e gengivites.

Alecrim para o cabelo e pele

O chá de alecrim também pode ser usado na hora de lavar os cabelos, sendo uma ótima forma natural de combater a caspa e ainda fortificar os fios.

A bebida também pode ser usada para lavar o rosto, prevenindo o surgimento de manchas, rugas, acnes e algumas dermatites.

Veja também: Chá de mandrágora americana é capaz de tratar desde tosse a problemas de pele

Chá de alecrim

O chá de alecrim pode ser consumido por até três vezes ao longo do dia

O preparo desse chá é rápido e simples (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 xícara de folhas secas de alecrim;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo

Coloque a água para ferver e acrescente as folhas de alecrim. Depois de fervida, desligue o fogo e deixe a bebida tampada por aproximadamente 15 minutos. Consuma o chá três vezes ao dia.

Contraindicações

Por ser emenagoga, a bebida deve ser evitar por mulheres que estão grávidas ou que pretendem ficar.

Pessoas com doenças prostáticas, dermatoses, ou histórico de convulsões também devem evitar o consumo da bebida.